FaceGenerationS é uma experiência inédita que investiga novas experiências do que pode ser a arte – sob a ótica de adolescentes e jovens de 14 a 19 anos . 

 

A curadora e diretora Karen Acioly convidou 26 adolescentes e jovens a pensarem de que maneira eles se veem respondendo aos acontecimentos do mundo e os instigou a imaginarem, a partir de seus próprios repertórios e referências, novas formas de expressão. Ou seja, novas possibilidades de ampliação deste diálogo entre eles e o entorno, através e por meio da arte. Essa foi a primeira – chamada entrevista - das três etapas vivenciadas pelos convidados deste trabalhoaventura.

 

O Artista

Em um segundo momento, o de sensibilização, os jovens foram convocados a se olharem, por meio de seus autorretratos. Foi-se sugerido então que, a partir da percepção que tiveram quando defrontados às suas próprias imagens, construíssem trabalhos que traduzissem, de maneira plástica e imagética, o que gostariam de dizer, munidos já dos sentimentos e das reflexões que os atravessaram desde o início da jornada FaceGenerationS.

 

A Obra

Na terceira etapa do projeto os trabalhos gerados são apresentados e compartilhados para que mostrem os caminhos percorridos por cada jovem na busca de sua própria resposta singular. Caminhos esses que, por serem tão diversos, criam um mosaico de possibilidades criativas surpreendentes que nos faz abrir os olhos para novas expressões e percepções do que é a arte para a nova geração. Afinal o que é uma obra de arte? Ela mora no ‘o que’ ou mora no ‘como’?  E o que é beleza? Essas perguntas, muito mais do que respostas absolutas e fechadas, pedem novas e novas perguntas, que realimentam novamente o processo de diálogo com o mundo. 

 

Ao final de 1 ano, FaceGenerationS terá apresentado aos internautas 52 pílulas digitais compostas pela etapa de sensibilização e obras de arte através do olhar destes novos artistas. A arte como portal de acesso .

   

Artistas convidados: 

 

Alice Rocailleux + Antonio Lins  + Joaquim Giacomini (Joca)+ Júlia Borba + Haru Ogata  +Nina Barreto + Ana Carolina Teixeira Leal + Maria Rio Branco De Biase + Alice Gastal + Artur Lobão de Melo + Raphael Ribeiro Moura de Moraes  +Pilar Dias + Luiza Loureiro Esch Pinto + Clarisse Dessaune Fiche +Gabriela Biscotto +Yahnis Rocailleux + Moana Reis Faria + Gabriel Labouret + Luiza Vaz + Isadora Tanus + Yasmin Cordeiro Paiva + Sabrina do Amaral André  + Larissa Ribeiro Isaías + Sergiele Oliveira de Jesus  + Brenda Vianna+ Ana Flavia Massadas Pereira+ Rafael Oliveira (Simba)

Com uma equipe de artistas incríveis também no backstageFaceGenerationS se transformou numa obra dentro de outras obras. Ou será uma obra com muitas outras obras dentro? Ou uma experiência dentro da experiência da arte ?

 contato.karenacioly@gmail.com  

  Skype: karen_acioly  

  Tel: 55 21 98779 0248  

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon